Entrevista de recrutamento

Stress, perguntas inesperadas, lapsos de memória! Evite as armadilhas da entrevista de recrutamento com os conselhos da Leader.

Hoje, a entrevista de recrutamento é baseada nas competências e permite aos candidatos apresentar-se e dar o melhor de si. Liderada por um entrevistador ou um responsável da empresa, a entrevista é o ponto-chave do recrutamento. Portanto, é essencial para si, respeitar certas regras:

  • Realizar um balanço pessoal: quais as suas competências, os seus pontos fortes, a sua personalidade, os seus desejos?
  • Definir objectivos claros e precisos: este exercício é essencial ao bom desenrolar da sua entrevista: o tipo de responsabilidades, o sector de actividade, o tamanho da empresa, o salário, a mobilidade.
Entrevista de recrutamento

Treine-se: para gerir mais facilmente a sua entrevista, a repetição da apresentação do seu percurso e das suas motivações é indispensável. Lembre-se igualmente de preparar uma série de perguntas.

Informe-se sobre a empresa: procure informações sobre o setor de atividade da empresa, as suas realizações, ambições e tente identificar o melhor possível a empresa e suas especificidades.

Defina as suas motivações: porque deseja o trabalho em questão? Quais as suas qualidades para ter sucesso? Qual o seu valor acrescentado?

Essas entrevistas são momentos de trocas de informações fundamentais: assim, não hesite em ter uma apresentação clara onde explica quem é e o que pretende. Toda esta preparação é necessária e permitirá que aborde com confiança as suas futuras entrevistas.
E lembre-se, cada entrevista é única.