Responsabilidade Social

Definição

Evoluindo num contexto de rápida alteração e de necessidade de adaptação, o Grupo Leader Trabalho Temporário e as suas subsidiárias tomam em conta e desejam reforçar a sua responsabilidade social. Pensamos que a empresa tem um papel determinante a jogar na implementação do desenvolvimento sustentável nas nossas sociedades modernas.

Devemos atingir os resultados ambientais e sociais associados aos resultados económicos.

Membro desde 2009 do Global Compact, o Grupo Leader aplica a sua carta mundial de boas práticas nos domínios dos Direitos Humanos, das normas do trabalho, do meio ambiente e da luta contra a corrupção: a noção de responsabilidade social e ambiental é desenvolvida internamente e conhecida pelos colaboradores há muitos anos. Desde a sua adesão, o Grupo Leader assegura também a promoção dos seus princípios perto da sua esfera de influência. O envolvimento na responsabilidade social e ambiental é assim promovido dentro da empresa, mas também a montante e a jusante do seu perímetro para os seus clientes, fornecedores e o conjunto das partes envolvidas.

A política de responsabilidade social do Grupo Leader é um elemento indispensável na estratégia da empresa. Ela reflete um desejo crescente de ligar o desenvolvimento da sua atividade com o forte sentido da sua responsabilidade, associado a ações concretas, fundamentadas, a favor de uma abordagem ética da sua atividade, da preservação do ambiente e do desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

O controlo do processo

Um departamento de controlo, representante do âmbito geográfico e funcional do Grupo assegura a abordagem, animação e o acompanhamento do processo de desenvolvimento sustentável. Este departamento está em ligação contínua com o departamento de direção e às funções operacionais da empresa.

Tem por missão animar e coordenar a estratégia do Grupo em matéria de desenvolvimento sustentável. Os correspondentes RSE têm como missão assegurar o desenvolvimento sustentável ao nível territorial, animar o processo e desenvolver as relações com as partes envolventes.

Melhoria contínua e inovação

Responsabilidade Social

Certificado OHSAS 18001 pela AFAQ, o Grupo Leader conseguiu em Março de 2012 obter a avaliação AFAQ 26000. O Grupo Leader tornou-se assim a primeira empresa francesa no setor do emprego avaliada ao nível maturidade pela AFAQ / AFNOR ISO 26000. Esta avaliação mostra claramente a maturidade da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

A nossa abordagem de desenvolvimento sustentável baseia-se em rodas similares aos já realizados pelo nosso Sistema de Gestão Integrado e estamos convencidos que representa um importante motor de inovação.

Esta é parte integrante do nosso processo de melhoria contínua e cada colaborador é convidado a questionar-se as seguintes questões:
O que posso fazer? O que posso oferecer? O que posso melhorar?

Para o bom funcionamento deste processo, os colaboradores do Grupo traçam e acompanham ações de melhoria contínua através de uma ferramenta dedicada e especialmente desenvolvida na nossa intranet.

Responsabilidade Social

O envolvimento de todos

Esta abordagem requer envolvimento de todos os colaboradores do Grupo e cada um deve questionar-se acerca do equilíbrio das três componentes economico, ambiental e social que resultam das nossas ações.

Cada colaborador, cada agência e cada serviço são assim convidados a implementar ações que envolvem as partes interessadas (empregados, clientes, fornecedores, associações e redes locais, comunidades, ...).

 

Os nossos 7 compromissos

A presente carta de responsabilidade social do Grupo Leader apresenta 7 compromissos principais:

  • Emprego: Encontrar trabalho para pessoas que não o tem e acompanhá-las,
  • Recursos Humanos: Implementar práticas que garantem a equidade social e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores,
  • Qualidade: Assegurar as prestações de serviço respondendo às expectativas dos nossos parceiros,
  • Prevenção: Preservar a saúde e a segurança no trabalho,
  • Relações fornecedores: Envolver os nossos fornecedores nos nossos compromissos sociais e ambientais,
  • Ética comercial: Acompanhar o desenvolvimento das nossas prestações de maneira ética e numa relação vencedor / vencedor,
  • Desenvolvimento territorial: Contribuir para o desenvolvimento sustentável nas regiões em que o Grupo Leader está presente partilhando os nossos compromissos e a nossa experiência neste domínio.