<< Voltar para as Notícias
Participamos na proteção das Abelhas 28-10-2016

Participamos na proteção das Abelhas

O Grupo Leader participa ativamente na proteção das abelhas.

Empenhados no desenvolvimeno sustentável, o Grupo Leader participa ativamente na proteção das abelhas.

As abelhas são uma espécie chave da biodiversidade: é urgente agir!

 

 

O Grupo Leader participa ativamente na proteção das abelhas.

Porquê?

As abelhas são uma espécie emblemática do desaparecimento da biodiversidade à qual hoje assistimos.

De facto, há um colpaso mundial das populações polinizadoras que chega a ser em determinadas zonas um desparecimento total.

Ameaçadas por pesticidas, monoculturas e pela degradação do ambiente natural, as abelhas continuam a desaparecer a um ritmo muito preocupante.

Existe também, em paralelo, uma queda dos níveis de produção de mel a nível mundial.

A situação exposta é particularmente preocupante para a humanidade e para o ambiente. Ambos dependem diretamente dos polinizadores. Os insetos polinizadores são uma força motriz para a produção de mais de ¾ da produção agrária mundial. Permitem a reprodução de mais de 80% das espécies vegetais.

O empenho concreto do Grupo Leader pretende alcançar a proteção da biodiversidade e a sensibilização do maior número de pessoas para atuarem na medida dos possíveis. Todos nós temos de nos implicar e atuar!

Como?

Há vários anos, em parceria com “un Toit pour les abeilles”, que o Grupo Leader apadrinha em 6 departamentos franceses 6 apicultores empenhados na proteção dos polinizadores. Esta ação participa concretamente na proteção e no desenvolvimento das colónias de abelhas e participa com ajudas económicas os artesãos apicultores empenhados no terreno.

Os nossos parceiros apicultores foram selecionados com base em critérios regionais, ou seja, onde agências da  Leader estejam presentes e com base nos critérios de práticas respeituosas para com o meio ambiente.

Além disso, distribuimos, gratuitamente, mel produzido a todos os envolvidos com o grupo Leader para o prazer da degustação mas, também, para partilhar e difundir com todos a preciosidade das nossas sentinelas que são as abelhas no meio ambiente.

É urgente agir nesse sentido! Bzzzz